8 destinos para viajar nas férias de verão (ainda dá tempo!)

2020 não foi um ano fácil para as viagens. Começamos o ano bem, podendo ir para todo lado, mas logo na sequência, fim! Todo mundo isolado em casa, sem nenhuma perspectiva e possibilidade.

Foi passando o ano e a situação foi melhorando um pouco, depois tornou a piorar e agora estamos numa situação de incertezas sobre o início da vacinação no Brasil.

Enquanto isso, será que podemos viajar?

A resposta é sim! Claro, desde que você tome os cuidados necessários e esteja atento às regras governamentais do lugar que você vai visitar.

E será que ainda dá tempo de se programar? Sim, de novo! Você ainda pode encontrar passagens baratas com ou sem milhas e tem muita opção de hospedagem disponível.

Separei aqui 8 destinos para você sonhar e viajar. Alguns deles eu já visitei neste último ano e outros vou visitar logo mais! O post é longo, mas você pode ver um destino por vez, para já começar a viajar por aí… Vem comigo!

  1. Porto de Galinhas

Porto de Galinhas foi meu primeiro destino quando já “pudemos” sair do isolamento. A situação do país estava um pouco melhor e resolvemos colocar as asinhas de fora e tomar nosso rumo.

É um destino que não tem uma praia só. Fica a 60km de Recife, tem um centrinho bem estruturado cheio de lojas e restaurantes (todos abertos) e você pode curtir a praia de Porto de Galinhas ou as praias ao redor – se for ao Sul, rumo à Alagoas, indico Maracaípe, Carneiros, Tamandaré e São José da Coroa Grande.

Se preferir ir rumo ao Norte, vá, sem dúvida para Muro Alto.

É um destino lotado de hotéis e apartamentos para alugar, mas se você leu meu último post sobre Como Planejar uma Viagem para o Nordeste na Pandemia, sabe que minha escolha, neste momento, é a segunda opção.

E os passeios? Dá para fazer? Dá sim, todas as agências estão operando normalmente com as devidas precauções, algumas reduções de lugar disponível nas embarcações e ônibus, mas tudo funcionando todos os dias. Pode ir sem receio.

  1. Gramado e Canela

Não é dos destinos mais badalados para o verão, mas quem vai, não se arrepende! Fora que os preços são muito mais baratos agora em janeiro do que no meio do ano, que foi a última vez que estive por aquelas bandas.

Opção para se divertir nas Serras Gaúchas não faltam. Para comer então, nem digo nada. Você vai voltar com uns quilinhos a mais, com certeza!Gramado é uma cidade linda. Pequena e abarrotada de opções para todos os gostos. Tem parque, tem pedalinho, tem fondue (coma, mesmo no calorão de 35 graus!), tem café colonial, tem feira de rua, te loja de grife, tem carne boa, tem tour de cerveja, tour de vinho, tour de chocolate, tem passeio para criança, para adulto, para casal, para família!


Canela, do ladinho tem o Parque do Caracol com uma cachoeira linda, tem um queijo colonial que é uma delícia (experimente também o que é marinado no vinho tinto), tem restaurante bom, tem catedral de pedra e tem um centrinho que é uma delícia de passear!


Minha sugestão: fique em um hotel mais exclusivo (todos estão com regras bem rígidas de segurança – exemplo: o café da manhã estilo buffet passou a ser à la carte) ou opte por aluguel de apartamento. E alugue seu carro, assim você não precisa aglomerar com um montão de gente nos ônibus turísticos.

  1. Jericoacoara

Fui para Jericoacoara um pouquinho antes da pandemia. Na verdade, a pandemia já tinha começado, mas ainda não estávamos dando muita atenção para isso aqui no Brasil. De qualquer forma é um destino super badalado e um pouco mais caros que os outros dois. Tem opção de hospedagem para todos os bolsos. Dos mais simples aos mais abastados (mesmo!). A questão desse destino é como chegar lá.Somente a Azul tem vôos diretos. Latam e Gol também têm, mas só em época de temporada. E nenhuma das três tem preço muito favorável.

Além disso, para chegar no seu hotel ou na sua pousada, você vai precisar de um 4×4, o que não é tão baratinho. Pagamos R$560,00 ida e volta para um casal. Aliás, já adianto que sim, você pode levar crianças, mas os adultos curtem bem mais que os pequenos, acredite! E fora que tem uma enormidade de opções de hotel somente para adultos, então, aproveite o ensejo!

Caso você não feche o traslado antes (pode fechar com o hotel ou com outra agência que o preço é meio tabelado), no aeroporto, quando o avião pousa, tem uma multidão de gente te vendendo esse translado e aí você pode achar alguém que tope dividir com você. Acredite, você não vai ficar por lá. Todo mundo se arranja, sem exceção.

Em Jeri tem dois passeios principais e o pôr de sol na duna que você vai a pé. Os dois passeios são de buggy e valem muito a pena. Nem pensar em ir para lá e não fazer esses passeios. Pagamos R$450,00 por passeio, que dura o dia todo com o buggy só para nós.

A cidade é bem pequenininha, mas tem seu charme. Lotada de lojinhas, restaurantes e baladinhas, mas sem perder o clima de cidade pequena.

  1. Ilha Bela

A Ilha Bela é sempre uma boa pedida para um final de semana para quem mora em São Paulo ou até para quem vem de fora. Chegar lá não é tão simples, mas não chega a ser complicado. Basta você se programar com a balsa pré agendada (é muito mais caro, mas vale cada centavo você passar na frente de toda a multidão). Você pode comprar nesse site aqui.

Os restaurantes estão todos funcionando para almoço e jantar e a hotelaria idem. Óbvio, a máscara é necessária para transitar pela ilha e entrar em bares, restaurantes, hotéis e no comércio, em geral, mas tudo bem né? Já estamos acostumados com isso…

A grande questão que vi em Ilha Bela quando fui há poucos meses atrás foi a multidão em algumas praias (multidão e aglomeração mesmo!). Minha sugestão para evitar é escolher alguns hotéis mais exclusivos com praias particulares. O investimento é mais alto, mas você não passa nervoso e não tem perrengue.

  1. São Miguel dos Milagres

Esse destino ganhou um lugar especial no meu coração. Não só Milagres, mas todas as praias ao redor (Patacho, Marceneiro, Lages, Riacho, Porto de Pedras).

Na época que fomos a pandemia tinha dado uma trégua e ninguém, absolutamente ninguém  usava máscara pela cidade. Nem morador, nem turista, nem ninguém. O único lugar que todo mundo usava era para entrar nos restaurantes mais famosinhos (os garçons usavam o tempo todo). De resto, nada, nadica de nada de proteções ou preocupações com o corona…

De qualquer forma, a cidade estava relativamente vazia, então não ficamos preocupados com isso. Não existia aglomeração em lugar algum. Estava tudo bem tranquilo. Exceto, os restaurantes famosinhos (mais uma vez). Esses, sem reserva, nem pensar em entrar. E reserve com bastante antecedência (vale bem a pena!).

Esse destino é lindo, sensacional! Águas quentinhas e calminhas, cheio de piscinas naturais. Barato para comer e fácil de se locomover.Abarrotado de pousadas de charme (que também precisam ser reservadas com bastante antecedência). Das que aceitam só adultos e das que têm opções para crianças.

Ficamos em um loft em um condomínio fechado com uma super estrutura de piscina que valeu super a pena, já que fomos com a tropa toda.

Dia inteiro na praia e final do dia na piscina. Precisa falar mais alguma coisa?

  1. Fernando de Noronha

Noronha reabriu as portas há pouco tempo. Passou um período que só aceitava quem já tinha tido COVID-19 e agora já aceita todo mundo de novo, desde que chegue lá com um teste PCR negativo realizado no máximo 72 horas antes do desembarque.

Vira e mexe tem promoção de passagem aérea, que é o primeiro item caro deste destino. Fora a passagem, a hospedagem, a alimentação e os passeios também não são nada atrativos em relação ao preço, mas a beleza natural e a emoção de estar em Noronha compensam todos esses gastos.

Foto: Divulgação

Por lá está tudo aberto com as mesmas restrições de segurança e cuidados do restante do país. A grande mudança que pode atrapalhar um pouquinho seus planos de viagem é a restrição da quantidade de pessoas que podem visitar os principais atrativos e o tempo de permanência em cada um deles.

Por isso, minha sugestão é que você tente se programar para ficar no mínimo 5 noites (idealmente 7), para que os gastos e o deslocamento comecem a fazer sentido.

  1. Pipa

Pipa é um destino delicioso para um final de semana prolongado ou até para passar uma semana inteira. Um centrinho gostoso cheio de restaurantes, praias diferentes para se ver todos os dias, incluindo mirantes e falésias com trilhas e beach clubs e hotelaria de qualidade.

Visitei esse destino há pouco tempo, ainda na baixa do COVID-19 e tive uma experiência excelente, mas com algumas ressalvas. Optamos por ficar um pouco mais longe do centro em um hotel mais exclusivo (que faço aqui a propaganda, pois foi um dos melhores hotéis que me hospedei nos últimos tempos – Beija-flor Exclusive Hotel e Spa. Tem um beach club logo abaixo do hotel que também é bem exclusivo e uma praia lindíssima em frente.

As ressalvas vão para a praia central, com barracas muito cheias e para o centrinho à noite. Cheio, lotado, parecendo que coronavírus não existisse. Inclusive muita gente (a grande maioria) sem máscara e sem nenhuma pretensão de não aglomerar. Para evitar, fomos jantar um pouco mais cedo e, assim, conseguimos garantir um passeio mais tranquilo, sem muvucas!

  1. Chapada das Mesas

Esse último destino, na verdade, é sugestão de um super casal de viajantes (@jaquelinesartorelli e @rascovlodi) que visitaram a Chapada no final do ano e curtiram demais.

Tudo funcionando normalmente, com as restrições de sempre, mas funcionando.

As fotos são incríveis e os relatos idem (todas as fotos abaixo foram gentilmente cedidas pelo casal!). Com certeza entrou no meu rol de prioridades para o próximo feriadinho prolongado.

Não é fácil de chegar, mas também não é tão caro. Você precisa pegar um vôo até Imperatriz (que tem vôo direto de São Paulo) e de lá pega um traslado até Carolina (cerca de 200km).

Lá você vai encontrar trilhas, flutuações, cachoeiras, águas cristalinas, paisagens deslumbrantes, um centrinho pra lá de gostoso de se aventurar e um pôr do sol de tirar o fôlego!

Pronto, agora é só curtir o passeio.

E então, decidiu qual vai ser o destino da vez? Não esqueça de deixar um comentário contando suas experiências por aí!

8 pensamentos

  1. Top demais seu texto. Adorei essas dicas mas estou trabalhando por hora. Ficará para outra oportunidade

    Curtir

  2. Adorei as sugestões! 2 já estou com passagem comprada e com certeza vou seguir todas as suas dicas! Obrigada por compartilhar! 👏👏👏

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s